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SST - Saúde e Segurança do Trabalho
SST-Saúde e Segurança do Trabalho
A SST foi criada através de Normas Regulamentadoras – NRs, que consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores. As NRs, tem o objetivo de garantir um ambiente de trabalho seguro e sadio, para preservar a integridade física e o bem estar dos trabalhadores.
Segurança do Trabalho
A Segurança do Trabalho é o conjunto de ações adotadas com o objetivo de minimizar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e preservar a integridade física e mental dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho.
Programa de Saúde Ocupacional
Os programas são normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, e tem como objetivo preservar a integridade dos trabalhadores frente aos riscos existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, por meio de uma metodologia de ação que elimina, neutraliza ou minimiza as agressões desses riscos. Os principais são:
PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos
É a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando à melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.
LTCAT: Laudo técnico das condições do ambiente de trabalho
Tem como objetivo avaliar qualitativamente e quantitativamente os agentes de riscos previstos na legislação previdenciária existente no ambiente do trabalho.
PCMSO: Programa de controle médico de saúde ocupacional
É o programa que exige que as empresas, após os estudos do ambiente de trabalho e identificados os riscos pertinentes a cada função exercida, implementem soluções para proteger a saúde dos colaboradores. É de responsabilidade do Médico do Trabalho, que analisa os riscos de cada função para a execução dos exames médicos admissionais, periódicos, mudança de riscos, retorno ao trabalho e demissionais, bem como a elaboração de exames complementares pertinentes a cada risco ocupacional.
Exames Complementares
exames complementares fornecem informações mais detalhadas sobre a saúde do trabalhador, permitindo a detecção precoce de doenças relacionadas ao trabalho, como a perda auditiva induzida pelo ruído, distúrbios respiratórios decorrentes da exposição a agentes químicos, entre outros. – Radiografias (tórax, Coluna, etc.); – Eletrocardiograma; – Exames de sangue (hemograma completo, grupo sanguíneo e fator RH, dosagem de glicose, Colesterol etc); – Audiometria; – Eletroencefalograma; – Espirometria (avaliação da função respiratória); – Acuidade visual.
E-SOCIAL
É o sistema de escrituração digital, criado pelo governo para unificar o envio das informações fiscais, providenciarias e trabalhistas em uma plataforma digital.
É obrigatório para todas as empresas desde janeiro de 2023 e tornou mais prático e ágil o sistema de fiscalização dos órgãos fiscais do trabalho.
Os Eventos obrigatórios do E-Social são:
S-2210: CAT: Comunicação de Acidente de Trabalho. S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador S-2221: Exame Toxicológico S-2240: Riscos Ocupacionais
A NC Med Segurança e Medicina do Trabalho é especializada na prestação de serviços técnicos laborais na área de Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional, Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacional, com ótimos resultados nesta área.
A segurança do trabalho é fundamental para proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores, além de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
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